Costa Rica

As ondas perfeitas

Encontrar a onda perfeita é o que todos os surfistas querem. Por isso, um dos destinos mais procurados para prática do surf é a Costa Rica.

País de muitas belezas naturais, com praias incríveis, ondas perfeitas quase o ano inteiro, um clima tropical e um povo bem acolhedor, torna a Costa Rica uma escolha perfeita para curtir as próximas ondas. Então, conheça as melhores praias com ondas impecáveis para você praticar o surf.

PLAYA HERMOSA

Essa praia é uma das que oferece os picos mais constantes da Costa Rica. Por ser bem próxima ao aeroporto, essa pode ser uma excelente opção para curtir assim que chegar ao país.

Na Playa Hermosa você encontra ondas altas e muito manobráveis, além de ótimos tubos, mas isso depende da maré e do swell.

 

MALPAIS

A região oferece uma natureza incrível e quase não tem exploração turística. Ela possui excelentes ondas e os surfistas podem encontrar 4 pontos para surfar, sendo com fundo de pedra, areia e coral.

 

PAVONES

Essa é uma das praias com as ondas mais conhecidas do mundo. O que mais chama atenção nas ondas desse lugar é que quebra a esquerda bem rente à praia, elas são longas e ótimas para a prática de surf. A tão conhecida Onda de Pavones acontece quando a ondulação está maior e sofre influência do sul, então as sessões se conectam e formam a tão famosa onda, que é considerada a esquerda mais longa da Costa Rica e chega a 800m de comprimento.

 

CARIBE

A costa é bem longa e a parte norte é uma área de reserva ambiental e quase não tem turistas para visitar o local. Para os surfistas interessados, a melhor época para curtir a costa do Caribe é entre novembro e março, porque as ondulações atingem todo o local.

 

ROCA BRUJA

É um dos lugares mais queridos da Costa Rica com uma área de vegetação do Parque Nacional Santa Rosa. Suas ondas são perfeitas e muito bem modeladas pelos presentes ventos terrais.

A Roca Bruja tem melhor quebra na maré média para cheia e é muito indicada para os iniciantes no mundo do surf, isso quando as ondas atingem cerca de meio metro ou um pouco mais. Porém, quando elas chegam a 2 metros, é indicado apenas para os surfistas experientes já que elas ficam bem mais pesadas, cavadas e rápidas, o que deixam os drops bem mais verticais e perigosos.

 

A melhor época para surfar

O país é banhado pelo mar do Caribe e pelo Oceano Atlântico, o que garante boas ondas o ano todo. Entre novembro a março as melhores ondulações ficam por conta do lado do Caribe e o Norte da Costa Rica. De abril a novembro as ondas costumam quebrar com mais tamanho na Costa do Pacífico até o Sul de Tamarindo.

Para o surfista que quer aproveitar as melhores condições para o surf, uma ótima dica é usar um carro 4×4 para acessar os melhores picos da Costa Rica, já que eles ficam distantes. Não é caro alugar esses tipos de carros no país, principalmente se conseguir dividir com outros surfistas. Então, aproveite cada uma das dicas e já planeje sua próxima viagem.