Peru

Destino preferido para pegar a primeira onda internacional

Todo surfista quer entrar em ondas internacionais independente do seu nível no esporte. Um dos destinos que todos os praticantes de surf precisam conhecer é o Peru.

É praticamente impossível encontrar qualquer surfista que tenha ido ao Peru e tenha se decepcionado. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre o surf no Peru e decidir se esse é o destino perfeito para você?

CHICAMA

Tem um point break que quebra a esquerda e é muito longa. Em alguns momentos a onda de Chicama se torna a mais longa de todo o mundo. Não é fácil encontrar essa onda e o swell precisa ser bem consistente.

Alguns surfistas a chamam de “máquina de fabricar ondas” nos dias mais clássicos. A melhor época para pegar onda é entre março e outubro.

PACASMAYO

Onda esquerda que quebra sobre um point breack e é conhecida como “El Faro”.

É um dos picos mais constantes e conhecidos do Peru, muitos comparam a sua onda com a de Chicama, mas a de Pacasmayo quebra com tamanho bem maior.

O crowd na região é muito comum, já que não tem muita variedade de onda, mas as séries são bem consistentes e todos os surfistas podem aproveitar.

A melhor temporada para encontrar a onda perfeita em Pacasmayo é entre abril e outubro, mas a região consegue entregar ondulações o ano todo.

PUNTA HERMOSA

Essa região recebe ótimas ondulações durante todo ano e é um dos locais mais constantes do Peru.

São mais de 40 ondas distribuídas por toda costa, sendo 7 picos localizados no centro da região, são eles: Punta Rocas, Señoritas, El Paso, Caballeros, Piço Alto, La Isla e Kon Tiki.

Todos eles ficam em um percurso de 5 km, ou seja, é possível aproveitar muitos picos sem precisar se locomover muito.

LIMA

A Costa Verde é o conjunto de praias da cidade de Lima e oferece picos incríveis.

Na altura dos bairros Chorrillos e Barranco, Agua Dulce quebra uma onda chamada “Triângulo”. Para os surfistas que também curtem longboarders ou são iniciantes no mundo do surf podem aproveitar as ondas de Makaha e Waikiki, localizadas no bairro de Miraflores. No mesmo bairro, os surfistas podem aproveitar ondas longas e grossas de Punta Roquitas, Tres Picos e La Pampilla. Elas são bem consistentes, já que recebem vários tipos de swell.

 

CHORROLLOS

É onde fica localizada a praia de La Herradura, no sul de Lima.

Muitos surfistas consideram a melhor onda do Peru, por ser longa esquerda com sessões de tubos, o que permite manobras sensacionais, mas o swell precisa ser grande para que funcione.

Quando o Pico Alto começar em Punta Hermosa, significa que terá uma onda grande na praia de La Herradura. Então, fique atento.

A melhor época para surfar

Nos meses de maio e junho, as ondas grandes quebram em Punta Hermosa.

Para os surfistas que curtem os tubos, o mais indicado é pegar onda entre novembro e janeiro, em Cabo Blanco.

Já os surfistas que precisam pegar mais experiência em ondas fortes, o ideal é viajar nos meses de janeiro a abril, para toda costa.